terça-feira, 29 de julho de 2008

Romances são como nuvens


Romances são como nuvens
Se formam, se desformam, se deformam
Com facilidade
Num ritmo próprio e certo
Da própria natureza
De seu destino cíclico e instável

Romances são como nuvens
Fazem parte do ciclo da vida
E sempre se findam com chuvas
E tempestades
Ao encontrarem obstáculos com os quais não sabem lidar

Romances são como nuvens
Podem acabar de diversas formas
Mas o fim é certo

Romances são como nuvens
Podem acabar com chuvas de verão
Formam-se em dias quentes
Carnaval, folia, festas
Após elevarem-se um pouco
Encontram uma temperatura menor
Condensam-se
Resultando em chuvas torrenciais

Romances são como nuvens
Podem acabar como chuvas de relevo
Ao encontrarem um grande obstáculo pela frente
Elevam-se
Condensam-se precocemente
Mais chuvas

Romances são como nuvens
Podem acabar como chuvas frontais
São os grandes romances
As gotas de água evaporam-se lentamente
Formam grandes nuvens
Ao encontrarem outra frente
De características extremamente opostas
Que não haviam sido vistas antes
Resultam em grandes chuvas

Romances são como nuvens
Podem acabar em chuvas rápidas
Imediatas
Ou em chuvas lentas
Definhando-se aos poucos
Até se extinguir por completo

Romances são como nuvens
Sabem que o seu fim é certo
Mas as gotas de água não cansam de se evaporar
E formar mais nuvens
Faz parte do ciclo das águas
Ciclo da vida

domingo, 20 de julho de 2008

Jane Austen


Jane Austen

Críticos da literatura já a nomearam como a melhor escritora em prosa de toda a história da Inglaterra. Com seu romance de costumes e seu romantismo irônico, Jane conquista cada vez mais leitores, principalmente com a adaptação de seus livros para filmes.
Ela viveu no fim do século XVIII e início do século XIX, vivendo pouco mais de quarenta anos. Morou no campo, retratando essa sociedade em seus livros.
Elogiada por todos, se consagrou com os seguintes livros que marcaram a literatura inglesa e mundial:

• ORGULHO E PRECONCEITO: Sua obra-prima. Retrata a família dos Bennetts composta pelos pais e cinco filhas solteiras, cujo principal objetivo da mãe é casá-las. Como o título diz, demonstra o orgulho e preconceito quanto à família Bennett, desfavorecida financeiramente, e diversos desentendimentos entre Elizabeth Bennett e o misterioso Mr. Fitzwilliam Darcy; No cinema, um filme maravilhoso com Keira Knightley e Mathew Mcfadyen;

• PERSUASÃO: 2ª melhor obra de Jane. Retrata a sociedade em volta de Anne Elliot, uma mulher cujo passado a pune ao ter recusado a corte do Capitão Wentworth, pela persuasão de sua amiga Lady Russel. Oito anos depois se reencontram, ambos ofendidos e orgulhosos.

• EMMA: Emma, mulher rica da sociedade campestre arquiteta o casamento de suas amigas, evitando o seu próprio, mas conquistando corações. Muito divertido e simpático. O filme com Gwyneth Paltrow é muito bom.

• RAZÃO E SENSIBILIDADE: Marianne e Elinor são irmãs com problemas financeiros e personalidades opostas que conhecem o amor e enfrentam os problemas de formas diferentes. Transformada em filme com Kate Winslet e Emma Thompson, ganhou o Globo de ouro de melhor roteiro adaptado.

Ótimas leituras, com vocabulário rebuscado, mas de fácil leitura, com romantismo, ironia, costumes e drama na dose certa. Excelência para todos os livros, em especial Orgulho e Preconceito e Persuasão. Também escreveu outros livros, menos famosos. Aprovo e recomendo!!! Ótimos para as férias...

domingo, 13 de julho de 2008

Férias...


Finalmente, férias. 1 mês, isso é histórico no Curso de Medicina, sempre são 15 dias...
Já que eu não vou viajar, meus planos são bem simples:
• Ler muitos livros (overdose de Meg Cabot, Jane Austen, J.R.R. Tolkien)
• Assistir a muitos filmes
• E, é claro, sair e aprontar com a minha família e amigos (estou aceitando convites e empréstimos para todos esses meus planos, conto com a sua colaboração... hehehe)

Para os meus amigos que visitam meu blog, darei minha contribuição, uma lista com os dez melhores filmes que vieram à minha mente, para ajudar vocês a curtirem as férias. Seria legal, se vocês fizessem o mesmo.
Aqui está:

Os 10 melhores filmes para assistir nas férias


• Orgulho e preconceito: Esse não é apenas o melhor filme para assistir nas férias, como o melhor filme de todos os tempos. Para quem gosta de romances clássicos de costume (como eu), esse filme não pode faltar. A história se passa na Inglaterra, século 18 (eu acho), mostrando a sociedade das pequenas cidades da época, os valores, o orgulho e é claro o preconceito. Baseado no livro mais famoso de Jane Austen. Aproveitem. Com Keira Knightley e Mathew Mcfadyen.

• O clube da luta: Edward Norton e Brad Pitt como você nunca viu antes e nunca verá novamente. Um filme excelente, com um final inimaginável, e prendendo a atenção todo o tempo, com milhares de gargalhadas e exclamações, você nunca assistirá a um filme parecido. Conta com a presença de Helena Bonham Carter muito fofa como a Marla. É impossível não se apaixonar pelo Edward e pelo Brad.

• A estranha perfeita: Para quem gosta de suspense, de fazer apostas para descobrir quem é o assassino, e de um filme que não deixe você respirar, esse eu recomendo. Um suspense com Halle Barry (está certo?! Perdoem-me se não estiver) e Bruce Willis. Preciso dizer mais alguma coisa?! Um final como você nunca imaginou nem viu em qualquer filme.

• Encontro Marcado: Quer um romance único com cara de drama, contando com Brad Pitt e Anthony Hopkins? Brad Pitt faz o papel da morte que quer conhecer a vida, tendo como guia Anthony Hopkins, um homem respeitado, que será sua próxima vítima. E toda essa história muda, quando a morte se apaixona pela filha do Anthony. Um filme fofíssimo. Não consegui chorar, mas ficou um nó na garganta incrível. Prefiro o nome do filme em inglês: Meet Joe Black.

• Um amor pra recordar: É pouco provável que alguém não tenha assistido ao romance mais clássico de todos os tempos, mas como eu só consegui assisti-lo esse ano, pode ser provável. Landon Carter e Jamie Sullivan, o casal mais fofo e improvável de todos os tempos nos surpreende e emociona a todo tempo. Baseado no livro “Um momento inesquecível” de Nicholas Sparks.

• Trilogia Bourne: Para quem gosta de ação com conteúdo, em que o protagonista não é um monte de músculos sem um cérebro para coordenar. A história de Jason Bourne, baseada na trilogia de Robert Ludlum, com livre adaptação: A identidade Bourne; A supremacia Bourne; e O ultimato Bourne. Filmes surpreendentes com novos mistérios que nunca são totalmente revelados, dando livre vôo à sua imaginação. Perfeito,com romance, suspense e adrenalina.

• Muito gelo e dois dedos d’agua: Comédia romântica made in Brazil, com um elenco único: Mariana Ximenes, Laura Cardoso, Ângelo Paes Leme, Palloma Duarte, Thiago Lacerda e outros. Conta a história de duas irmãs que seqüestram a avó para torturá-la, como eram torturadas por ela na infância. Essa tortura se baseava em depilação, banho de sol ao meio-dia com bronzeador, cortar as cutículas e outras coisas. Excelente, nunca mais alguém dirá que filme brasileiro é ruim.

• Olga: Um drama brasileiro baseado em fatos reais e no livro de Fernando Morais. Excelente. Um filme que marcou o cinema brasileiro, com um casal de atores único: Camila Morgado e Caco Ciocler. Além de Fernanda Montenegro e outros atores consagrados.

• Trilogia “O senhor dos anéis”: Para quem gosta de aventura, magia, romance, criaturas fantásticas. Baseada na trilogia de J.R.R. Tolkien com uma ótima adaptação. É tão fantástica, que você pode chegar a acreditar que realmente houve esse tempo, antes do domínio dos homens, em que a terra era povoada por magos, elfos, hobbits, anões, orcs, ents, além dos homens. Excelente.

• A noiva cadáver: Tim Burton + Johnny Depp = filme excelente. Esse filme é um romance de animação, com paisagens sombrias e personagens apaixonantes. Embora não tenha a presença do Johnny Depp em si, ele dubla o Vitor, um bonequinho idêntico a ele, dividido entre duas amadas, Vitória (dublada por Emily Watson) e a Noiva cadáver (dublada por Helena Bonham Carter), e entre o mundo dos mortos e vivos. Um filme fofo repleto de música, suspense e romance, com um final lindo, e é claro com a voz e o charme do meu Johnny!

Boas férias!!! E aproveitem esses ótimos filmes!!! Também aceito sugestões!!!

sábado, 5 de julho de 2008

Will you be unmistakable?

Unmistakable
Backstreet Boys

Anytime, anywhere, any place
You could be anyone today
Maybe I'll recognize you on a crowd on the street
Maybe you’ll take me by surprise
Will you be the one I had in mind?
There’ll come a day
When you’ll walk out of my dreams
Face to face
Like I’m imagining
Baby how can I be sure
That you’re the one I’m waiting for
Will you be Unmistakable?
People say we’re watching our lives
Through a glass
Desperately waiting on a chance
I know you’re out there
Holding on
Holding out for me
Are we oughta know the time is right
What if you’re here and I’m just blind

There’ll come a day
When you’ll walk out of my dreams
Face to face
Like I’m imagining
Baby how can I be sure
That you’re the one I’m waiting for
Will you be Unmistakable?
How can I know a song I've never heard?
How will I know your voice when you haven't said a word?
How do I know how this will end
Before it begin? (before it begin)
There’ll come a day
When you’ll walk out of my dreams
All:
Face to face
Like I’m imagining
Baby how can I be sure
That you’re the one I’m waiting for
Will you be... will you be unmistakable?
Unmistakable...

E para quem não sabe inglês, como eu...


Inconfundível

A qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer local
Você pode ser qualquer um hoje
Talvez eu o reconhecerei numa multidão na rua

Talvez você me pegue de surpresa
Você será aquele que eu tenho em mente?

Virá um dia
Onde você sairá dos meus sonhos
Cara a cara
Como eu estou imaginando
Querido, como posso ter certeza
De que você é aquele por quem estou esperando?
Você será inconfundível?

Pessoas dizem que estamos vendo nossas vidas
Através de um vidro
Desesperadamente esperando por uma chance
Eu sei que você está por aí
Agüentando
Esperando por mim

Nós deviamos saber se a hora é essa?
E se você estiver aqui e eu estiver cego?

Virá um dia
Em que você sairá dos meus sonhos
Cara a cara
Como eu estou imaginando
Querido, como posso ter certeza
De que você é aquele por quem estou esperando?
Você será inconfundível?

Como posso conhecer uma música que eu nunca ouvi?
Como irei conhecer sua voz quando você não disse nenhuma palavra?
Como saberei como isso acabará
Antes de começar? (antes de começar)

Virá um dia
Em que você sairá dos meus sonhos
Cara a cara
Como eu estou imaginando
Querido, como posso ter certeza
De que você é aquele por quem estou esperando?
Você será... você será inconfundível?
Inconfundível...