O que fazer quando só você está de férias na sua casa e todos os demais já estão ocupados com seus empregos e∕ou faculdades? Sem a possibilidade de viagem, pois você já viajou por duas semanas para a Paraíba, que não foram quase nada frente aos seus espantosos 4 meses de férias? E sem a mínima possibilidade de estudar, uma vez que você só sabe fazer isso sob muita pressão, tipo tutoriais, conferências, habilidades e todas essas coisas que sempre ocupam o período das aulas?
Eu só tenho uma sugestão para responder essa pergunta ( se você não quer ficar apenas vendo a TV pública inútil com todos aqueles programas de psicologia barata e BBB com gente se agarrando): Ler...
Nada de livros de auto-ajuda ou de não-ficção, por favor. FICÇÃO PURA E AUTÊNTICA. Romances com lágrimas e risadas e gritos de susto e suspiros que façam seus pais pensarem que você é louca. Essas coisas.
Então, nesse fim de férias (aleluia), elaborei um compêndio dos melhores livros que li nessas férias e que recomendo para você quando estiver na mesma situação que eu. E nem se preocupe, você vai até se esquecer do tédio das férias e se divertir muito. Eu disse muito???!!! É, disse.
1. Coleção Crepúsculo (Twilight): Grande fenômeno mundial que na minha opinião ganha muito de Harry Potter, principalmente por um lindo e perigoso romance ser o principal ingrediente deste best seller. Para quem não conhece a história, o que parece impossível depois do sucesso do filme, é um romance sobre uma garota séria e aparentemente normal, exceto por sua atração a problemas, Isabella Swan, que se apaixona por um irresistível vampiro, Edward Cullen. A coleção é formada por 4 livros, embora a escritora Stephenie Meyer esteja escrevendo o quinto, Midnight sun, a história do primeiro volume, contada por Edward:
• Crepúsculo (quando eles se conhecem e Bella passa pelas primeiras complicações por estar convivendo com vampiros, e perdidamente apaixonada por um.);
• Lua Nova (Tentando proteger Bella, bem infantil e maldosamente, devo reconhecer, Edward a abandona e sai do país. Isso faz Bella se aproximar de Jacob, que se revela um lobisomem apaixonado por ela.);
• Eclipse (Bella se vê dividida entre dois amores, Edward e Jacob. Ao mesmo tempo em que lobisomens e vampiros, inimigos mortais, se unem para lutar contra vampiros que advinhem, estão atrás de Bella);
• Breaking Dawn (Amanhecer. Ainda não publicado no Brasil. É o último volume narrado por Bella, em que ela conta seu casamento e diversas conseqüências disso – SPOILER- como uma gravidez e sua transformação para vampira).
2. Coleção 1-800-Onde está você (1-800-Where-R-U): Da mesma autora de O diário da Princesa e A mediadora, Meg Cabot, duas outras série que eu também recomendo, ainda não publicada no Brasil, mas disponível traduzido na Internet. São 5 volumes que narram a história de Jéssica Mastriani, uma estudante de Indiana, que após ser atingida por um raio começa a encontrar crianças desaparecidas. Ela se envolve em confusões com o FBI, que a querem em sua folha de pagamento, sempre acompanhada do seu Quem-dera-namorado-Rob-Wilkin. Fascinada por motos e ágil com os pulsos Jess narra os cinco livros: Quando raios atingem; Codinome Cassandra; Safe house; Sanctuary; e Missing you.
3. Sorte ou azar? (Jinx) Mais Meg Cabot. O que eu posso fazer se eu sou viciada nela? Jean, mais conhecida por Jinx (azarada) sempre teve uma péssima sorte, desde o seu nascimento, tanto que foi forçada a sair de Iowa para Nova York morar com seus tios. Lá ela encontra sua prima que lhe conta sobre uma ta-ta-ta-ravó delas que foi uma grande feiticeira e que elas haviam herdado seu dom. No entanto, Jinx estava mais bem informada do que parecia, e até já havia usado seus poderes com uma grande confusão. Ao mesmo tempo as primas se tornam inimigas ao disputar o amor de seu vizinho de olhos verdes, Zach.
Houve outros livros, um tanto deprimentes eu diria, A menina que roubava livros, O morro dos ventos uivantes (odiei, qual o problema da Emily Bronte, afinal?!), Zona Morta (embora todos beijem os pés do Stephen King ele ainda não me conquistou e ainda falou mal da Stephenie Meyer). Mas ler é sempre ótimo, afinal eu passei minhas férias passeando pela Alemanha, EUA, Inglaterra e ainda acompanhada de Edward Cullen e Rob Wilkins. Quer mais????!!!!
quem sabe...
Há 13 anos