sábado, 15 de setembro de 2007

Em defesa dos gatos


Há pouco tempo, na maravilhosa (sob quase todos os aspectos) aula do Dr. Ruy Guilherme, o mesmo fez a seguinte pergunta:

“Quem, aqui, é a favor dos gatos?”

E tal foi minha surpresa e decepção quando apenas eu levantei a mão. Então, ele continuou:

“Quem é a favor dos cachorros?”

Eu e o restante da turma levantamos a mão. Então, o professor se virou pra mim e fez a pergunta mais difícil da minha vida, uma das poucas que não consegui responder e talvez nunca conseguirei:

“Você prefere qual?”

“Os dois...” Respondi.

“Não, você tem que escolher um.” falou o professor.

“Não posso escolher um. Eu sou mãe. Tenho (tinha) duas filhas, uma pastora alemã e uma gata.”

E ficou nisso. Todos queriam que eu escolhesse. Mas fiquei irredutível, e não escolhi. Não há como escolher. Os dois têm suas qualidades e defeitos. Mas como percebi que os cachorros são mais preferidos, decidi dedicar esse post aos maravilhosos gatos.

Para defendê-los, usarei as acusações mais freqüentes e ressaltarei suas qualidades:

• Gatos não gostam do dono e sim da casa: os gatos têm grande ligação com a casa em que vivem, como são mais independentes que os cahorros, dependem do ambiente para sobreviver e têm mais dificuldade a se adaptar a um novo ambiente. Mas isso não quer dizer que não gostem dos donos. Exemplo clássico: eu sou meio nômade qunato a cama em que durmo. Ora durmo no quarto da Karla, ora no da Raquel, e ora no da minha mãe (quando meu pai viaja, como está acontecendo nesses dias) e o mais surpreendente é que na cama que eu dormia, independente de qual fosse a Mia dormia comigo, embora gostasse principalmente da cama dos meus pais.

• Gatos não ficam felizes com a presença do dono: é claro que os cachorros demonstram bem mais a felicidade em ver o dono. Mas os gatos demonstram sua felicidade de outra forma, dando mordidas super carinhosas.

• Gatos são ladrões de comida: eles fazem isso principalmente por estarem com fome e por seu instinto caçador. Mas é só nunca permitir que eles façam isso nem deixar comida fácil, caso seu gato seja muito teimoso.

• Gatos são nojentos: QUE ABSURDO! ELES SÃO OS ANIMAIS MAIS LIMPOS QUE CONHEÇO! TOMAM BANHO TODO DIA (a Mia tomava umas 3 vezes por dia)! ENTERRAM AS FEZES! E SÃO SUPER ELEGANTES E LINDOS.

• Gatos são sensíveis, divertidos, amorosos, carinhosos, inteligentes, limpos, bonitos e amáveis. Acima de tudo têm sentimentos assim como nós (todos os mamíferos possuem sistema límbico). Portanto jamais maltrate os gatos, assim como nenhum outro animal, nem permita que qualquer pessoa faça isso.

“PROTEJA OS ANIMAIS. ELES NÃO FALAM, MAS SENTEM E SOFREM COMO VOCÊ...”


“CHEGARÁ O DIA EM QUE OS HOMENS CONHECERÃO A ALMA DOS ANIMAIS. E, NESSE DIA, UM CRIME CONTRA UM ANIMAL SERÁ UM CRIME CONTRA TODA A HUMANIDADE!”
Leonardo Da Vinci

6 comentários:

KarinaK disse...

bem... vc sabe que respeito o fato de vc gostar muito de gatos...
mas eu realmente prefiro os cães...
inclusive tenho 3 cachorros: Cruela, Cruel e Crueldade (são Os Cruéis!) HEHEHEHEHE
pois eh, para mim, gato é um bicho nojento, vagabundo (só sabe dormir e tentar roubar comida) e para piorar tem aparência de "ladrão".
relaxa que é minha opinião!
ah! tbm respeito, E MUITO, o fato de não machucar nenhum animal seja qual for a espécie...

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

O Poeta disse...

Bom, os gatos são animais, certo!
merecem respeito assim como qualquer outro animal, certo!

Mas vamos considerar: gato é muito folgado e preguiçoso!

shauhasuhsauhsua...

Parabéns aos gatos que tem sempre alguém que os defesam.

hsauhsuahusa

visite meu blog

www.diariofeudal.blogspot.com

Julie disse...

ah, adorei esse post sobre gatos!
a claudia, alguma vez te disse, que a gente tá criando um gatinho?!
muito fofo, pena que ele ta doente! ;~

aproveita a claudia por ai esses dias viu?! ^^

abraços

Francisco A. Gomes disse...

Bom... Eu acho que ainda não tinha pensado nessa questão Jérula... Mas, eu prefiro que os animais fiquem nos zoológicos espalhados pelo mundo. É evidente que isso não ocorre. Existem animais que são domesticados. Eu creio que o ser humano é capaz de realizar tal fato. É isso... Na minha casa tem dois cães e um gato. =]
Abraço menina... Prazer!

Carol e Allan disse...

É incrível o qu lemos e ouvimos sobre os gatos. Tenho 3 gatos e um cachorro e os três se curtem muito, brincam igual crianças.
Estamos iniciando uma campanha em defesa dos gatos no nosso blog: www. miaaudote.blogspot.com e como é difícil encontrar textos que desmistifique esse preconceito. Se você (ou alguém) puder coloborar com algum material (miaaudote@gmail.com) ficaremos super gratos.