domingo, 20 de julho de 2008

Jane Austen


Jane Austen

Críticos da literatura já a nomearam como a melhor escritora em prosa de toda a história da Inglaterra. Com seu romance de costumes e seu romantismo irônico, Jane conquista cada vez mais leitores, principalmente com a adaptação de seus livros para filmes.
Ela viveu no fim do século XVIII e início do século XIX, vivendo pouco mais de quarenta anos. Morou no campo, retratando essa sociedade em seus livros.
Elogiada por todos, se consagrou com os seguintes livros que marcaram a literatura inglesa e mundial:

• ORGULHO E PRECONCEITO: Sua obra-prima. Retrata a família dos Bennetts composta pelos pais e cinco filhas solteiras, cujo principal objetivo da mãe é casá-las. Como o título diz, demonstra o orgulho e preconceito quanto à família Bennett, desfavorecida financeiramente, e diversos desentendimentos entre Elizabeth Bennett e o misterioso Mr. Fitzwilliam Darcy; No cinema, um filme maravilhoso com Keira Knightley e Mathew Mcfadyen;

• PERSUASÃO: 2ª melhor obra de Jane. Retrata a sociedade em volta de Anne Elliot, uma mulher cujo passado a pune ao ter recusado a corte do Capitão Wentworth, pela persuasão de sua amiga Lady Russel. Oito anos depois se reencontram, ambos ofendidos e orgulhosos.

• EMMA: Emma, mulher rica da sociedade campestre arquiteta o casamento de suas amigas, evitando o seu próprio, mas conquistando corações. Muito divertido e simpático. O filme com Gwyneth Paltrow é muito bom.

• RAZÃO E SENSIBILIDADE: Marianne e Elinor são irmãs com problemas financeiros e personalidades opostas que conhecem o amor e enfrentam os problemas de formas diferentes. Transformada em filme com Kate Winslet e Emma Thompson, ganhou o Globo de ouro de melhor roteiro adaptado.

Ótimas leituras, com vocabulário rebuscado, mas de fácil leitura, com romantismo, ironia, costumes e drama na dose certa. Excelência para todos os livros, em especial Orgulho e Preconceito e Persuasão. Também escreveu outros livros, menos famosos. Aprovo e recomendo!!! Ótimos para as férias...

3 comentários:

Anônimo disse...

To the author of this blog,I appreciate your effort in this topic.

Filipe Veras disse...

Estou terminando "orglho e preconceito". É meio previsível, mas é muuuito legal. Elisabeth OWNS!

Filipe Veras disse...

A propósito, já disse antes, mas não custa repetir. O caminho do infero não existe mais. Agora estou no www.mundosmudos.blogspot.com
Espero tua visita...