quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Meg Cabot


Para quem não conhece, Meg Cabot é uma escritora americana de grandes best sellers como a coleção “O diário da princesa”.

Eu sou apaixonada por livros, e sempre amei ler, tanto que forcei a minha mãe a me ensinar quando eu tinha três anos. Com quatro anos me alfabetizei, e com cinco anos entrei na 1ª série, na Escola Boas Novas, e por ser tão pequenininha e novinha, quando as pessoas iam visitar a escola, a diretora me chamava, para mostrar como eu sabia ler bem.

Eu sei, eles me tratavam como atração turística. Mas, era legal. Fala sério, eu tinha cinco anos. Não me sentia usada.

Desde então eu passei a ler todos os textos dos livros de português (da escola), era um vício absoluto, junto com os gibis da “Turma da Mônica”. Na 8ª série, passei para Pedro Bandeira, Os Karas. E no 1º ano no CEFET-RR, li todos os livros infato-juvenis, tipo uns 70 livros. Num ano.

A Meg Cabot não é a melhor escritora da história. Nem acredito que esteja entre as dez melhores. Nem que vá ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Entretanto ela tem a magia de fazer as pessoas se apaixonarem por ler. Tanto que foi a partir dela que eu me transformei numa livrólatra. E me apaixonei por seus livros, em especial "O diário da princesa", além de "A garota americana", "Garoto encontra garota", "Ídolo teen" e inúmeros outros.

Ler é um voyeurismo. É muito bom você saber da vida dos outros, dos problemas alheios, esquecendo os seus próprios problemas. Sabendo que o final será feliz.

A Meg é mestra nisso. Os personagens fictícios dela são EXTREMAMENTE REAIS. Principalmente a Mia Thermopolis de “O diário da princesa”. Os livros que se encerram ano que vem, com o 10º livro (!) da coleção, são em forma de diários. Nós sabemos absolutamente tudo da vida dela, desde que ela tinha 14 anos até os 18.

Nós sabemos de quem ela gostou, o que ela pensa, os seus namorados, seus segredos, suas brigas, seus sonhos. A Mia é nossa melhor amiga. É tão divertido, que ela mesma comenta nos diários sobre os filmes que foram feitos sobre a vida dela, sobre os seriados e filmes que ela gosta, sobre os acontecimentos mundiais.

Foi feito um site por uma amiga/inimiga dela “IHATEMIATHERMOPOLIS” (Eu odeio Mia Thermopolis) que realmente existe. E junto com o 10º livro vai ser lançado um livro escrito pela própria Mia. A Mia vai escrever um livro sobre outra personagem fictícia, criada por ela mesma.

Outro fato legal é que o livro é um romance muito real. Na maioria dos livros, o casal protagonista sofre o livro todo, vivem separados e brigando, e quando ficam juntos, o livro acaba. Nós sofremos o livro todo e nem temos o direito de aproveitarmos a união deles. Até mesmo em Harry Potter, quando a Gina fica com o Harry, e o Rony com a Hermione, a história termina.

No diário da princesa, a Mia e o Michael estão juntos desde o 3º livro até o 8º, contando dois anos. Nós curtimos todos os bons momentos e até os maus. Eles terminaram no 8º! Mas espero que voltem no último!!!

Além do mais, a linguagem da Meg é super cotidiana e de muito fácil leitura. É um ótimo remédio para aliviar a tensão e dar umas ótimas risadas. Entretanto, recomendo que leiam na seqüência. É fascinante!!!

7 comentários:

KarinaK disse...

eeeeeeeeeeeee
eu, no meu blog, aproveitei para fazer mô propagando para Harry Potter e vc aki tbm fez td o marketing para o Diário da Princesa... HEHEHEHEHE
ei, eu tenho muito que ler a sequência... como vc disse é um livro bem ligth e ajuda pakas a relaxar...
Na verdade, os livros têm esse poder sobre mim (me relaxar e talz!)...para alguns ler pode ser um pesadelo, mas para mim, é pura diversão!!! x)

Anônimo disse...

Eu não gostava de ler.
Meg Cabot mudou isso.
Mas naum me comprou com "O Diario da Princesa"
Pessoalmente não gosto da Mia.
Ela não se valoriza, se odeia e acha q todos tbm a odeiam, sofre por motivos idiotas...
é muito tola.
E naum sei o q pq ela ainda anda com akela Lilly, é a PIOR MELHOR AMIGA q eu ja vi. É obvio q tem inveja da Mia.

Livro da Meg q aconselho q ler (para fazer melhor justiça a sua imagem)
é Idolo teen;
Avalon High;
Garoto encontra garota;
Todo garoto tem;
e toda a coleção d'"A mediadora"
q é os melhores livros da Meg, na minha opinião...
Se trata e romance, suspence sobrenatural...e até uma generosa dose de comédia.
Suzannah é corajosa, rea, que defende suas idéias e naum se oprime em frente a garotas futeis como a Mia,
ela tbm fala com fantasmas... incluindo o Jesse q é o ser-ficticio-masculino mas bem feito pela Meg... pena q é um fantasma...
A capa do livro naum é a mais atraente mas "naum se juga um livro pela capa"
como acho q é o caso d' "O diario da Princesa"
pq me parece a razão mas provavel para alguem querer comprar as aventuras futeis e sem-noção da Mia.
Tenham uma ótima leitura
bjus

T. disse...

Mia e suas intencas preocupações que nos deixam tão vidradas e irritadas com ela !
Mais quem não gosta de ler o diário da princeesa e os outros mil livros da meg.
O mais lindo " todo garoto tem"
aparece lá no meu !

BeijO

Anônimo disse...

eu também adoro a meg, desde que comecei a ler os livros dela, não parei, e já terminei a série e espero ansiosa pelo 10º livro, ainda mais como você falou que ela vai lançar um livro escrito pela própria mia, estou louucaaa de ansiedade!!!=D

Unknown disse...

saum mto mais que 10 livros
tenho soh 12 anos e jah li todos(!)
acreditem se quiser mas saum 1 por dia(1);]

tudo de bom! disse...

eu tb amo! Amo a meg cabot e a coleção do diario da princesa! Pena que acabou! Terminei de ler hoje!

tudo de bom! disse...

eu já li o décimo e é super d+! E o livro dela "liberte o meu coração" parece ser bom! Mas a mia existe mesmo?meu deus! eu acho que vou passar mal!