Eu sei que só falo sobre esse filme, já me repeti inúmeras vezes, mas o que posso fazer se é o meu filme preferido, o melhor filme que já tive a oportunidade de apreciar?
Esse excelente filme foi feito por uma parceria da Inglaterra e da França em 2005, e como todos sabem, foi baseada na obra homônima de Jane Austen. Foi dirigida por Joe Wright, mesmo diretor de Desejo e Reparação.
Embora não tenha sido agraciado com nenhum Oscar, concorreu ao prêmio de Melhor atriz (Keira Knightley), Melhor figurino, Melhor Trilha sonora e Melhor Direção de arte. No entanto, se dependesse de mim ganharia todos e muito mais.
O enredo retrata a Inglaterra rural do fim do século XVIII, mesma época em que Jane Austen viveu, e a qual essa magnífica escritora soube traduzir com perfeição. Como sempre, o filme não foi absolutamente fiel ao livro, mas não vejo isso como um defeito, pelo contrário, uma qualidade, pois a leitura é um pouco lenta, e o filme de pouco mais de duas horas soube dar uma maior velocidade e maior emoção, com clímax durante todo o tempo.
Inicia-se com uma família mediana rural composta pelos pais: Mr. Bennet (Donald Sutherland) e Mrs. Bennet (Brenda Blethyn) e cinco filhas solteiras: Elizabeth Bennet (Keira Knightley); Jane (Rosamund Pike); Mary (Talulah Riley); Lydia (Jena Malone); e Kitty (Carey Mulligan).
A sociedade rural inlesa se caracteriza por pequenas famílias que moram próximas e como diversão possuem as visitas umas às outras e os bailes para os jovens. Percebe-se que reina a monotonia, e a maior preocupação de Mrs. Bennet é casar as filhas. Portanto com a chegada de Mr. Bingley (Simon Woods), acompanhado da irmã Caroline (Kelly Reilly) e de seu misterioso amigo Fitzwilliam Darcy (Matthew Macfadyen) surge um alvoroço na casa para tentar ser feito um casamento.
No primeiro baile em que os cavalheiros se apresentam, ficaram demonstrados as personalidades dos requisitados rapazes: Mr. Bingley era um amor de pessoa, e logo ficou destinado para Jane, a mais velha das Miss Bennet, e Mr. Darcy desagradou a todos com seu orgulho e seriedade, e até preconceito, em relação ao desfavorecimento financeiro dos convidados, causando uma péssima impressão principalmente em Elizabeth, pois a ofendeu mesmo sem saber que esta ouvia, ao dizer que ela era apenas tolerável.
Já contei bastante, e resta à curiosidade de vocês descobrir o resto. Como a Karina me propôs o meme, aqui escreverei a frase mais bonita do filme, que infelizmente não existe no livro. Embora aposto que muitos já desvendaram o final, para manter o segredo, não direi quem disse a frase nem para quem se destinou. A frase da Karina, aposto que vai ganhar como a mais bonita, mas a minha é a mais apaixonante.
“You have bewitched me body and soul. And I love… I love… I love you”.
“Você me enfeitiçou, meu corpo e minha alma. E eu amo... amo... amo você”.
Apaixonante, não?! Quem não se apaixonaria ao ouvir tal frase? E ela fica ainda mais linda com a entonação que ele dá. É irresistível! Quem não assistiu tem que assistir.
quem sabe...
Há 13 anos
3 comentários:
Tá bom, vou assistir a esse filme, você venceu, não é possível que depois de você tanto falar dele ele seja ruim. Mas se for venho aqui dizer. xD
Fiz o post do meme também: www.oapanhador.blogspot.com
Nunca assisti o filme (tava até pensando em alugar), mas li o livro. E é ótimo. Jane Austen comanda geral!
Eu sabia desde de a primeira aparição que o Mr Darcy é que era o fodão da história. O livro é interesante, pois os protagonistas não são os mais importantes da história (parece confuso? Eu sei!), pois na verdade eles orbitam em volta de Jane e Bingley.
Postar um comentário