domingo, 19 de agosto de 2007

amor

Há diversos tipos de amor: o amor de Deus por nós (e vice-e-versa), o amor de nossos pais por nós (e vice-e-versa), o amor entre irmãos e entre amigos, além, é claro, do mais conhecido: o amor, como posso dizer... romântico, carnal, entre homem e mulher (não necessariamente) ou como você preferir...
Cada um dos tipos de amor tem sua peculiariedade, seu diferencial, seu valor... Mas podemos resumir os tipos de amor com os seguintes conceitos gerais:
1. “Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem, ou de alguma coisa” (afinal não amamos apenas as pessoas, também os animais, as plantas, os lugares, os objetos e outros).
2. “Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema”
Também há diversos outros conceitos, mas acho que esses resumem bem o que quero passar.
“O amor é a força que faz o mundo girar”
Não me lembro do autor da frase, mas ela é muito bonita e verdadeira, embora vejamos tanta competição, egoísmo e individualismo no mundo afora, sabemos que no fundo, nos maiores problemas, em situações de risco é o amor ao próximo que faz o mundo girar.
“Ame ao próximo como a si mesmo”
Caso essa frase seja concretizada pelas pessoas o mundo será bem melhor sem dúvida, não haverá mais mortes por causas violentas, não haverá injustiças, nem desigualdade social, nem fome, nem mágoas, nem aquecimento global, efeito estufa, e outros. Mas isso infelizmente não passa de uma utopia, não sei porque os homens (me incluo entre eles, infelizmente) não conseguem fazer algo tão simples como amar e respeitar o próximo, não sei porque somos tão competitivos, talvez isso faça parte da natureza humana.
Só o que podemos fazer é cultivar o amor, creio que só ele possa tirar o mundo do caos...

3 comentários:

KarinaK disse...

eiii
tbm concordo com isso!!!
acho que o amor é o sentimento supremo... é soberano perante aos outros...
pq se todos amássemos uns aos outros, consequentemente haveria a paz, a harmonia, alegria... etc...
para mim amor é td, mesmo q esse sentimento naum esteja sempre na minha vida... afinal sou humana tbm!

Francisco A. Gomes disse...

O que é o amor? Como sentir algo dessa magnitude? Me ensina...!! Isso se aprende? É de comer? Aff!!
Ei...Passa no meu blog...Deixa o seu comentário...

www.sensopuro.blogspot.com

Abraço menina do nome curioso...

"Jérula" tem significado? Explique-me...Please!! =D

O Poeta disse...

Bom menina linda, achei o tema bastante pertinente. Gostei muito!
Mas faço alguns acréscimo ao seu texto: o amor de Deus por nós é o amor altruísta, portanto, é o amor Ágape(amor incondicional); o amor por nossos pais, irmãos, tios, amigos, etc. é o amor Fíleo (acho que se escreve assim);por fim, o amor do homem pela mulher(ou ao amor canal que você chamou) é o amor Eros(Erus).
..
Agora fazendo uma consideração sobre um mundo sem injustiça: este não existe e nem existirá aqui na terra. Isto realmente é uma utopia.

As pessoas sempre seria egoista (nem todas, mas sempre haverá um); o efeito estufa é irreversível, pois o mundo não para o capitalismo é selvagem, as pessoas não pararão de produzir; etc..
..
..
Não sou pessimista, sou realista. E apesar de tudo amo minha vida e meu irmão(o próximo) porque sei que Deus me ama e te ama também, mas independente disso o mal existe.
..
..
ei se der visita meu blog:
www.diariofeudal.zip.net